quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Dia do Cuidador - 5 de Novembro

5 de Novembro é o dia do Cuidador. Na página da “Mãe da Maria”, li um texto escrito por Mafalda Ribeiro dedicado a Ana Rebelo, no qual me identifico e, por isso, vou descrevê-lo, com algumas alterações.
“No DIA DO CUIDADOR, recupero um texto que escrevi num dos dias internacionais da pessoa com deficiência, por considerar que quem merece homenagens sem dias marcados são as pessoas que cuidam de pessoas “especiais”, comigo eu, deste nosso mundo.
As Mães destas pessoas “especiais” são CUIDADORAS exemplares que me faz lembrar a minha. Por isso estas palavras também são para as pessoas que cuidam de mim, principalmente, a minha Mãe, meu Pai, minha Avó, que vive diariamente para oferecer-me o melhor e uma vida digna. Como é que isso se faz? Com amor inesgotável. A minha vénia a todos os que amam assim e cuidam como materialização desse mesmo amor!
5 de Novembro. Afinal a sociedade inventou um dia para vocês! E eu apesar de tentar fazer por merecer cada esforço, que todos e cada um faz para que eu não sinta o peso da deficiência na minha vida, sinto que nunca chega para vos dizer que:
- Eu só ultrapasso barreiras porque vocês inventam alternativas;
- Eu só sinto as sensações de uma pessoa “normal” porquê vocês fazem com que as sintas, (sensação de correr pois os vossos braços dão-me esse equilibro ou empurram a cadeira-de-rodas);
- Eu só subo e desço degraus porque os vossos braços apoiam-me;
- Eu só vou aonde vou porque vocês me levam;
- Eu só transformo contrariedades em possibilidades porque vocês estão lá e persistem;
- Eu só encaro os obstáculos com um sorriso porque vocês transmitem força e riem antes de mim;
- Eu só ando com o meu “automóvel de duas rodas” porque vocês investiram e acreditaram em mim e nas minhas capacidades;
- Eu só sou Feliz, neste corpo, porquê vocês proporcionam e fazem que sinta uma pessoa “normal”;
- Eu só sou quem sou e existo porque vocês não se importam como sou fisicamente, mas sim, como sou interiormente;
- Eu só sou como sou porque vocês amam-me incondicionalmente!
Isto é que é ser especial, o SER CUIDADOR.
Porque são vocês que me ensinam que não há nada de deferente em mim pelo facto de me encaixar nesta ou naquela efeméride. Com vocês, que cuidam do meu interior, para além do exterior, eu resisto para fora da carapaça que me limita. E se eu resisto, vocês resistem comigo!
Se eu me supero, foi porque vocês me incentivaram. Se eu estagno, a seguir vocês descongelam-me. Se eu tenho dores, sei que vocês desejariam tê-las em vez de mim. E têm-nas muitas vezes consequência deste que é o vosso papel sagrado de meus cuidadores. Para que o meu esforço seja menor, para que eu faça menos força, para que a mim me custe menos, para que eu não demore uma eternidade a concluir qualquer coisa. Para que eu não sinta o peso do “não consigo!”
Se eu vou ao fundo, vocês resgatam-me!
Especial é ser isto tudo que vocês são comigo sem eu nunca vos pedir que o sejam. Por isso é que ser como vocês são, é muito mais do que eu sou.
Haverá então um só dia para vos celebrar?
O de hoje e todos os que já vivemos e ainda vamos viver. Pois é nesse todo que reside a minha gratidão por estar cá com vocês, mesmo sendo geneticamente imperfeita. É nesse todo que reside a minha aceitação, porque sei que eu faço parte de um plano de perfeição.
E vocês em mim são o reflexo do cuidado do mais perfeito dos Cuidadores!”

Sem comentários: